«

»

ago 07

FOTOGRAFIA DE ARQUITETURA

Dicas para Fotografar:
Texto e Fotos: Marcia Costa

     
    Fotografar arquitetura é uma das coisas que os amantes da boa fotografia mais fazem. Sejam  em saídas fotográficas, viagens, passeios… Sempre nos deparamos com belas construções arquitetônicas e queremos clicar tudo, desde os detalhes das paredes, janelas, colunas até   toda a estrutura.
 
    Existem ainda aqueles que por gostarem tanto deste tipo de foto,   acabam trabalhando na área de fotografia de arquitetura.
 
A utilização de luz natural e luz ambiente são bem vindas
na fotografia de arquitetura
 
 
     Porém, é importante saber   sobre os equipamentos mais indicados nesta área  e, principalmente,  estar atento aos detalhes. É preciso transmitir informação na imagem do local ou espaço fotografado. Saber o que precisa estar na foto.  Detalhes da estrutura, janelas, paredes…
 
     A leitura da luz natural no local a ser fotografado é um ponto importante neste tipo de fotografia. Qual a melhor hora do dia para se fotografar? Posição do Sol e sombras na fachada. Iluminação natural e ambiente. Analisar a utilização de iluminação artificial como flash e refletores. Tudo isso faz parte da fotografia de arquitetura.
     
    Porém, muitas vezes estamos no local somente naquela hora e dia. Para isso alguns conhecimentos prévios são importantes. Então  vamos ler aqui algumas dicas e equipamentos que podemos utilizar para  fotografar arquitetura interna e externa.
 
 
Equipamentos:
 
– Uma objetiva muito utilizada por fotógrafos de arquitetura é a tilt-shift, que corrige a perspectiva. Mas é possível  fotografar sem ela, no caso de você não ser um fotógrafo profissional da área.
 
Objetiva Tilt-Shift
 
 
 
– Uma objetiva grande angular é importante para fotos de interiores;
 
 
– Tenha um tripé  para manter linhas retas e aproveitar luzes com velocidades mais baixas;
 
 
– Utilizar o Live View da câmera  ajuda para fotos feitas com tripé em posições desconfortáveis para o fotógrafo;
 
 
– Para determinadas situações e enquadramentos, o foco manual é importante para maior precisão do foco, como o caso de usar o Live View;
 
 
– A utilização de teleobjetiva ajuda a isolar detalhes da construção;
 
 
– Filtro polarizador ajuda na eliminação de reflexos em locais com muitos vidros. Mas podemos nos valer destes reflexos quando eles refletem um pôr do Sol, nuvens, construções vizinhas… Criando plasticidade na fotografia.
 
Composição e técnicas:
 
– Um enquadramento bem feito favorece a criatividade na hora do clique. Aproveite os elementos da estrutura como: linhas (retas e curvas), enfeites, adornos, decoração, texturas e cores e detalhes em geral;
 
Retas e curvas ajudam a criatividade
na hora do clique
 
 
 
– As curvas ajudam a direcionar o olhar;
 
 
– A utilização de uma grande profundidade de campo cria imagens com vários planos. Fotos “chapadas” podem não ser tão bacanas em algumas situações;
 
 
– Use elementos em primeiro plano para chamar atenção sobre o assunto principal e faça escala de planos;
 
 
– Saber utilizar a iluminação a seu favor, seja ela natural ou não é um ponto positivo;
 
 
– Pessoas próximas a construção ajudam na noção de escala (altura), pois servem como referência de tamanho;
 
A referência de tamanho pode ser exemplificada com a
presença de pessoas próximas a construção.
 
 
 
– Quando não se possui uma objetiva Tilt – shift, pode-se utilizar a convergência das linhas dos prédios  para acentuar a altura dos mesmos;
 
 
– Ao fotografarmos durante o dia e com Sol, podemos aproveitá-lo para compor a imagem. Uma abertura de diafragma menor favorece a formação de estrela solar;
 
Diafragma mais fechado ajuda a
formação de estrela solar.
 
 
 
– Ao chegar ao local procure fotografar primeiro os elementos que lhe chamaram mais atenção. Podem ser detalhes, janelas, arcos, colunas…
 
 
– Para destacar a construção e acentuar altura e volume procure fotografar em ângulos baixos;
 
 
– Ângulos altos dão um desenho geral da construção e da paisagem ao redor;
 
 
– Na composição da foto de arquitetura o cenário é muito importante. Canteiros de flores, lagos, caminhos, conduzem o olhar do observador para o prédio e/ ou casa;
 
 
Conclusão:
 
     Como em todo segmento fotográfico, na arquitetura não é diferente, o olhar sensível, um  enquadramento bem feito,  aliado a uma boa técnica, resultam em fotos bem produzidas e agradáveis.
 
     Procure sempre fotografar com calma e ficar atento a todos os detalhes.  Este pode ser um diferencial em suas fotos. Muitas construções são ricas em adornos, colunas e janelas que rendem belas imagens.
 
Abaixo mais fotos de arquitetura:
 
 
Aproveitando o reflexo na composição.
Janelas e vitrais  podem ganhar destaque nas fotos. 
Ângulo baixo para destacar a altura.
Uma grande profundidade de campo ajuda na
formação dos planos na imagem.