A importância da edição

Por: Claudia D’Elia

     Mesmo que você não entenda de photoshop ou lightroom, como fotógrafo acho indicado conhecer pelo menos o básico, para deixar a sua foto ainda mais bonita.

       Claro que a foto deve ser feita da melhor maneira possível no momento do click, mas se existem ferramentas para aprimorá-la, por que não utilizá-las? Não estou falando de remover elementos da foto ou fazer lipoaspiração na modelo, ou modificar a cena toda. Estou falando de simplesmente dar um “que” a mais em sua foto, que já está boa.

     Em primeiro lugar, sempre ajeite o horizonte. Foto torta fica feia e incomoda muito quem olha. Isso é simples. No photoshop, basta usar a ferramenta straigten, puxar uma linha para fazer o nivelamento e pronto!

      Após isso, ajuste o level. Pode até usar o meio automático. Para finalizar, os mínimos ajustes necessários ficam concentrados no mesmo comando (adjustment). Acerte pelo menos o contraste, a exposição e a cor. Para a cor, use preferencialmente o vibrating, para apenas realçar a cor, sem saturar demais a foto. Uma foto muito saturada chega enjoar quem a olha! Mas claro que isso é gosto pessoal de cada um.

     Assim, todo fotógrafo, principalmente o que almeja trabalhar com fotografia, deve pensar em investir ao menos em um curso básico de photoshop ou lightroom, para dominar esses pequenos ajustes, que anteriormente eram feitos na revelação. É a famosa edição. Não tem como escapar disso.

      No Rio de Janeiro, o curso Grande Angular oferece um bom curso básico de photoshop, a um preço bem acessível.

     Nessa foto, que foi feita com o celular, eu fiz pequenos ajustes no lightroom. Mexi apenas no realce, sombras, branco e vibração. Vejam como ela ficou beeem mais bonita!

Edição

Claudia D’Elia é fotógrafa autoral e “amadora”, no mais amplo sentido da palavra. Conheça seu trabalho em https://www.facebook.com/claudiadeliafotografia