«

»

nov 11

Como fotografar a Lua?

Por: Marcia Costa*

 

O  satélite natural da Terra é um dos temas  mais fotografados por  amadores e  profissionais de fotografia.

 

Porém,    muitas vezes há uma certa decepção com o resultado  da foto, por  não se  conseguir a imagem  esperada.  Nesse artigo  vou passar algumas dicas para que você consiga ótimas fotos da Lua  em toda a sua beleza e fases.

exemplo

Fotografar a Lua com Iso alto, perde-se textura e temos apenas uma bola branca Foto: Marcia Costa

Os erros mais  comuns cometidos nesse tipo de fotografia são:  utilizar  ISO  mais alto ( 800, 1600)  e velocidade baixa de obturação ( 1/ 30, 1/ 60), por achar que há pouca iluminação, por ser  noite. Mas é o contrário que deve ser feito. A Lua é iluminada pelo Sol e se move ao redor dele e da Terra. Se utilizarmos ISO  alto,  perderemos a textura (teremos uma bola branca sem detalhes), como você pode ver na foto ao lado. E, se usar  baixa velocidade de obturação   uma imagem borrada.

As dicas  são: Usar uma teleobjetiva, 200 ou 300 mm já nos dão uma boa aproximação e fechamos no assunto. Se usar tripé, que é aconselhável, pelo peso da objetiva,  desligue o estabilizador de imagem, pois sua câmera já está estabilizada.

img_9745

Foto: Marcia Costa

Utilize o fotômetro em modo  Pontual ou Spot, para medir corretamente a luz da Lua, e dê preferência, ao modo de ajuste Manual da câmera, evitando que nos modos de prioridade ( AV, TV, Canon ou A e S, Nikon ) o fotômetro erre na exposição. No modo Manual você pode fazer melhor a compensação da exposição para mais ou para menos.

Utilize uma velocidade de obturação em torno de 1/100 à  1/ 250, essa velocidade vai depender do quanto a Lua está iluminada, e assim você também evita que a imagem saia borrada.

Para uma melhor captura de detalhes use  ISO em torno de 100 à 400 (este já no limite), pois  pode haver perda de textura da superfície da Lua.

11222064_990328477656828_6806850514776955412_n

 

E,  para melhorar a nitidez, diafragmas mais fechados, f/ 8 , f/ 11. Caso fique escura, abra para f/5.6, não é aconselhável usar f/ 2.8, vai perder muito em nitidez na imagem.

No caso de fotografar a Lua e ter uma paisagem para ajudar na composição, basta alterar o modo de fotometria, para medir a luz no geral, assim você troca o fotômetro de modo Pontual ou Spot, para  um que faça média, o  modo Matricial é um deles, As outras configurações não serão muito diferentes. O importante mesmo é sempre utilizar o modo de exposição manual, para ter total controle sobre obturador e diafragma.

baixa-img_1190

Foto: Marcia Costa

 

Aproveite as dicas e  boas fotos!

 

* Marcia Costa:  Especialista em Artes Visuais, Formada pela UNESA/RJ, onde também formou-se em Fotografia e atua na área há mais de 15 anos. Atualmente  é Repórter Fotográfica na Secretaria de Estado de Educação. Diretora e professora no Grande Angular Curso de Fotografia.

Ministra as disciplinas de Introdução a Fotografia, Fotojornalismo, Photoshop e Fotodocumentário na Faculdade Pinheiro Guimarães.