Conservação de equipamentos fotográficos

Limpeza e manutenção do equipamento fotográfico

Texto e fotos: Marcia Costa

   

     Uma dúvida comum a quem tem equipamento fotográfico, seja profissional ou não é: onde guardar e como limpar câmeras e objetivas? Vejamos algumas dicas importantes:

Equipamentos

     Para qualquer tipo de câmera, é importante não guardá-la com as pilhas ou baterias, pois elas podem liberar um líquido corrosivo e danificar seu equipamento. Este    também não precisa ficar guardado dentro da embalagem, na capinha bonita que você comprou, no fundo do armário, com outras coisas por cima para protege-lo.   A câmera também precisa ‘respirar’. O importante é que ela esteja em local seco, longe de umidade e poeira. Que pode ser até o seu guarda-roupa. Mas esse  deve estar afastado de  paredes úmidas, caso contrário seu equipamento corre riscos e o cuidado precisa ser redobrado.

    A umidade pode acarretar a proliferação de fungos em suas objetivas e a poeira pode danificar os contatos e atingir também o sensor.

     Se o local que você tem para guardar seu equipamento é o guarda roupa, reserve uma gaveta ou prateleira só para ele. E,  de vez em quando coloque para  pegar  ar e raios de Sol bem fracos, por 10 minutos, que pode ser quinzenal, se sua casa for muito úmida, para evitar os fungos (principalmente as câmeras e objetivas profissionais das DSLRs). E não esqueça que ela deve estar sem o cartão de memória e  bateria.

     Corpo e objetiva devem ser guardados separadamente, com suas respectivas tampas.  As objetivas podem ficar em  uma caixa de isopor. O corpo do lado de fora.  Sem capas, plásticos ou saquinhos de pano, utilize-os só para transporte.   Por falar em transporte, este deve ser feito em bolsas ou mochilas apropriadas, sem comida ou bebida junto. No caso das compactas, que cabem dentro de nossas bolsas, devem estar dentro de uma capa apropriada.

     Após a utilização do seu equipamento é importante que antes de guardá-lo você o limpe. Por quê? Para conservá-lo.

Limpeza equipamento

     Areia da praia e  maresia são inimigas  dos equipamentos eletrônicos, assim como a poeira. O manuseio do equipamento quando se está trabalhando em eventos e pegamos em copos úmidos ou comemos alguma coisa e não limpamos as mãos direito, transferimos gordura,  suor e umidade para ele. Por isso, antes de guardar seu equipamento após um trabalho, limpe-o bem. Isso vai ajudar na conservação do mesmo.  Tudo bem, se você chegou muito tarde e cansado (a). Pode deixar a limpeza para o dia seguinte, mas não deixe de fazê-lo, ok?

     As câmeras compactas podem ser limpas com lenço de papel ou um pano bem macio e seco, que não solte pelos. Este pano deve ser utilizado só para câmera. Nunca utilize produto de limpeza para isso  e limpe, inclusive, o vidro  da objetiva.

     Para as câmeras profissionais,  é recomendável a utilização de um kit de limpeza, para melhor executar esta tarefa. Este kit pode ser adquirido em qualquer loja de equipamentos fotográficos. Retire a objetiva do corpo da câmera, e os filtros das objetivas, se tiver,  para uma limpeza completa. Tire toda a poeira do equipamento com o pano e o pincel borrifador (corpo, objetivas, espelho, visor, filtros) e complete a limpeza das objetivas e filtros, com o papel umedecido com o líquido de limpeza. Finalize com cotonetes e o pincel nos cantinhos mais difíceis.

 

     Se você possui um flash externo, limpe-o com um paninho e guarde-o sem as pilhas.

    As câmeras DSLRs precisam de mais cuidados. Quando for  trocar as lente

Kit-limpeza

kit de limpeza para equipamentos profissionais

s, durante um trabalho,  desligue seu equipamento pra efetuar esta troca. Se estiver em local aberto e ventando, proteja com seu corpo até colocar uma lente e guardar a outra. Qualquer cisco ou poeira que entre no corpo da câmera poderá atingir o sensor.

    Não é aconselhável que você limpe o sensor. A não ser que você realmente saiba, pois ele é muito sensível e poderá ser danificado se esta limpeza não for feita corretamente com cuidado.

    Agora que você já sabe os cuidados que deve ter com seus equipamentos. Aproveite o máximo dele e produza ótimas fotos!!

 

 

Comentários foram desabilitados.