«

»

ago 19

19 de agosto – Dia Mundial da Fotografia

Um pouco de história:
Por: Claudia D’Elia


     A primeira fotografia reconhecida aconteceu no ano de 1826, atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não foi obra de um só autor, e constituiu, na verdade, um processo de muitos estudos e avanços por parte de muitas pessoas, que trabalharam, juntas ou em paralelo, ao longo de muitos anos, para conseguir chegar à captação de imagens.
 
 
 
     De lá para cá, muita coisa mudou na técnica fotográfica. Os avanços foram enormes. O mundo assistiu com entusiasmo a demorados processos para se conseguir uma fotografia ‘borrada’, com pouquíssima definição, mas que se tratava de um grande feito para a época. E o mundo também assistiu boquiaberto à invenção de modernas câmeras automáticas com filmes, até chegar aos dias de hoje, com a supremacia da tecnologia digital.
 
 
     A fotografia digital modificou drasticamente o cenário fotográfico. Equipamentos sofisticados, com excelente captação de imagens e relativamente fáceis de usar, são oferecidos a preços cada vez mais acessíveis, facilitando o ingresso na fotografia de todos os interessados. Além disso, a integração da fotografia com a informática também vem ampliando esse vasto campo, fazendo com que hoje cada vez mais pessoas se interessem pela arte de fotografar.
 
     Hoje em dia, para muitos, a fotografia tornou-se uma ação banal e corriqueira. É comum esbarrarmos o tempo todo com pessoas nas ruas fotografando os acontecimentos mais comuns do dia a dia, com pequenas máquinas fotográficas digitais ou com seus celulares, já que hoje a telefonia móvel está obrigatoriamente associada a uma câmera fotográfica.
 
     Enquanto muitos fazem esses registros despretensiosos, outros se dedicam com fervor à arte de fotografar, buscando cursos e livros para aperfeiçoar a técnica, tornando-se fotógrafos de grande qualidade. Mas há espaço e importância para todos. Há espaço para os que querem registrar cada momento do seu dia com seus celulares e há também espaço para aqueles que se dedicam de fato à fotografia. Fotógrafos registram, por exemplo, os momentos mais importantes das famílias, que poderão guardar para sempre imagens de seus casamentos, nascimentos de filhos, festas de aniversários e tudo mais que for importante.
 
     E não dá para imaginar um mundo sem a fotografia. O homem sempre teve a necessidade de registrar os grandes acontecimentos mundiais pela fotografia, para servir de memória para as gerações futuras. Não vivemos as guerras mundiais, mas temos acesso a elas através das fotografias, aliadas aos livros de história. Temos fotos de cerimônias de empossamento de presidentes, fundações de cidades, nascimentos de príncipes e princesas, até mesmo da chegada do homem à lua.
 
     Com a fotografia é possível registrar todos os passos e avanços da humanidade. E, hoje em dia, com tantas facilidades, é possível registrar também minuciosamente as nossas viagens, os nossos filhos e animais de estimação e até mesmo as nossas refeições! A fotografia tem hoje em dia um lugar de destaque em nossas vidas, é um elemento crucial na construção das nossas memórias, e ninguém mais consegue imaginar a vida sem os clicks diários, assim conservando para sempre os momentos especiais em imagens.  
 
     No dia 19 de agosto é comemorado o Dia Mundial da Fotografia. Vamos continuar acompanhando e torcendo pelos progressos das técnicas fotográficas, e vamos continuar também fotografando cada vez mais, assim construindo a história mundial e também as nossas histórias pessoais, que serão vistas com carinho pelas gerações futuras. Parabéns a todos os fotógrafos, amadores e profissionais! E continuem fotografando!
 
 
Claudia D’Elia começou na fotografia por curiosidade e agora dedica-se por amor, fotografando sempre com muito carinho e esmero. Aplica-se incansavelmente à arte de fotografar, aprendendo mais a cada dia, lendo muito e fotografando cada vez mais. Você pode acompanhar seu trabalho em sua página no Facebook https://www.facebook.com/claudiadeliafotografia

1 comentário

  1. MMs Metendo o Pé Pelo Mundo

    Valeu Cláudia! Bons clicks

Comentários foram desabilitados.