Diga Xis

Curso Grande Angular comemora o dia mundial da fotografia

Por Gabriele Pereira

Dia da fotografia

Foto: Gabriele Pereira

   Há 177 anos, a arte de desenhar com luz e contraste ganhava o seu reconhecimento. A invenção da fotografia foi anunciada em Paris, na Academia de Ciência na França, no dia 19 de agosto de 1839, por LouisJacques Mandé Daguerre, o inventor da primeira câmera fotográfica conhecida como daguerreótipo. Máquina imensamente frágil, que consiste em fixar a imagem numa placa de cobre, após uma exposição demorada.

   Ao longo do tempo a fotografia foi se aperfeiçoando, se antes era uma foto borrada em preto e branco como a que foi feita por Niépce, responsável pelo primeiro retrato em 1826, hoje podemos reproduzi-la com riqueza de cores e detalhes, por câmeras cada vez mais avançadas e menores como a de um celular, tablet, iphone e outros; que retém uma qualidade surpreendente de imagem.

   A fotografia digital nos proporcionou ferramentas com baixo custo, mais facilidade de manuseio e uma excelente qualidade tecnológica. Com isso, a popularidade tornou-se notória, a cada momento as pessoas utilizam dessa arte para registrar o mundo a sua volta.

   O Brasil também faz parte dessa história, o francês Hercule Florence, que vivia na Vila de São Carlos, atual Campinas (SP), foi um dos pioneiros a realizar pesquisas e utilizar a palavra “photographie” no ano de 1833. Seus experimentos foram provados pelo fotógrafo e professor Boris Kossoy em 1976 nos Estados Unidos, e originou anos mais tarde a primeira edição do livro Hercule Florence – A descoberta da fotografia no Brasil, lançado em 1980.

   Para muitas pessoas a importância da imagem trás a possibilidade de recordar momentos marcantes em suas vidas, assim como muito bem descritas no trecho da música fotografia, composta por Leoni e Léo Jaime “O que vai ficar na fotografia são os laços invisíveis que havia; as cores, figuras, motivos o sol passando sobre os amigos; histórias, sorrisos e afeto em frente ao mar”.  A foto é a comprovação do fato, a possibilidade de questionar, refletir, e obter interpretações diferentes. A imagem fotográfica nos permite acompanhar os passos e a progressão da humanidade. Assim, eternizando momentos em retratos.

   Imagine o mundo sem a arte da fotografia? As histórias, a festa em família, a viajem com os amigos, uma matéria jornalística não teria a mesma sensibilidade. A imagem fotográfica vai muito além de um documento, é a captação de uma narração bem interpretada, a lembrança eternizada por uma imagem congelada, o sorriso, o abraço e a lágrima de tempos passados, guardados em um porta retrato no rack da sala de estar.

   No dia 19 de agosto, fotógrafos profissionais e amadores comemoram o dia mundial da fotografia e o Grande Angular não é diferente. Fotos são feitas diariamente e a cada click somos imortalizados e levados para todo lugar. Fotografe-se e divirta-se! Viva a fotografia e os seus 177 anos!