«

»

maio 03

Grandes Nomes da Fotografia


Robert Capa
Por: Claudia D’Elia
Endre Erno Friedmann é o verdadeiro nome de Robert Capa, famoso fotógrafo húngaro, considerado o mais célebre fotógrafo de guerra de todos os tempos. Sua carreira na fotografia iniciou em 1931, mas foi em 1934, com sua namorada, que ele criou o personagem Robert Capa, repórter mítico de nacionalidade americana, para melhor vender seu trabalho. Capa fotografou grandes conflitos do século 20, como a Guerra Civil Espanhola, a Segunda Guerra Sino-Japonesa, a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Árabe-Israelense e a Primeira Guerra da Indochina, sempre usando o lema “Se as suas fotografias não estão boas o suficiente, você não está perto o suficiente”. Até hoje esse lema é lembrado e muito citado para encorajar fotógrafos no mundo inteiro.
Com Cartier-Bresson, Capa fundou, em 1947, a Magnum Photos, a mais importante agência de fotojornalismo do século passado.
 Sua foto mais conhecida é também a mais polêmica. Alguns dizem ser falsa e outros acreditam que seja verdadeira. Ela mostra o exato momento em que um soldado é atingido com um tiro na cabeça.
Em 1954, aos 40 anos de idade, ao cobrir a Primeira Guerra da Indochina, Capa desceu do carro para melhor fotografar e pisou em uma mina. Perdeu uma perna e foi levado ainda com vida a um campo médico, mas acabou morrendo logo em seguida. Poeticamente, seja verdade ou lenda, dizem que se feriu devido ao seu lema, por ter se aproximado demais da mina, e que morreu ainda segurando sua câmera.
 Fotografia de Robert Capa durante o Dia D inspirou a estética de Steven Spielberg em “O Resgate do Soldado Ryan” 
Claudia D’Elia começou na fotografia por curiosidade e agora dedica-se por amor, fotografando sempre com muito carinho e esmero. Aplica-se incansavelmente à arte de fotografar, aprendendo mais a cada dia, lendo muito e fotografando cada vez mais. Você pode acompanhar seu trabalho em sua página no Facebook https://www.facebook.com/claudiadeliafotografia