Sony World Photography Awards 2020 anuncia vencedores e imagens de tribo indígena vencem prêmio principal

Por Gabi Pereira

A Sony World Photography anunciou nesta segunda-feira, 08, os vencedores nas categorias profissional, aberto, estudante e juventude. O uruguaio Pablo Albarenga foi nomeado o Fotógrafo do Ano com a série Seeds of Resistance (Sementes da Resistência), que mostra a situação de povos indígenas na Amazônia como a luta pela preservação do território. As imagens foram capturadas via aérea e revela a forte aliança entre o índio e sua terra.

(Foto: Pablo Albarenga / Sony World Photography Awards 2020)

Tom Oldham, do Reino Unido, ganhou na categoria Fotógrafo Aberto do Ano com a imagem em preto e branco do vocalista da banda de rock alternativo Pixies, Charles Thompson mais conhecido pelo nome artístico Black Francis. A foto foi tirada originalmente para a revista MOJO. 

(Foto: Tom Oldham / Sony World Photography Awards 2020)

A série Aeiforia, de Ioanna Sakellaraki, ganhou na categoria Estudantes do Ano. A obra da fotógrafa aborda um tema atual e imprescindível, a sustentabilidade. As fotos noturnas de Ioanna retratam painéis solares, turbinas eólicas e fazendas de baterias usadas na ilha de Tilos, na Grécia. 

(Foto: Ioanna Sakellaraki / Sony World Photography Awards 2020)

Já na categoria Jovens do Ano venceu o fotógrafo de Taiwan Hsien-Pang Hsieh. Com a foto intitulada “Depressa”, o jovem fotógrafo de 19 anos mostra um artista de rua que aparenta estar andando rápido, mas na verdade está parado.  

(Foto: Hsien-Pang Hsieh / Sony World Photography Awards 2020)

Outras categorias gerais também foram anunciadas pela Sony World Photography Awards 2020 como Arquitetura, Documentário, Meio Ambiente, Paisagem, Mundo Natural e Vida Selvagem, Retrato, Esporte e Natureza Morta.