Sebastião Salgado inaugura a 17ª edição do Festival de Fotografia de La Gacilly na França

Por Gabi Pereira

Um dos maiores festivais de fotografia ao ar-livre do mundo, La Gacilly, realizado na França, foi inaugurado neste final de semana pelo fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado que exibe 40 fotografias em preto e branco da série Gold, de 1986, sobre a rotina dos garimpeiros de Serra Pelada. O fotógrafo passou 35 dias no maior garimpo a céu aberto do mundo, localizado no estado do Pará. 

(Foto: Sean Gallup / Getty Images)

A edição 2020 é em homenagem a América Latina e conta com mil fotos espalhadas em 19 exposições e vai até 31 de outubro com entrada gratuita. Entre os 18 fotógrafos que participam do festival, cinco são brasileiros. Além de Sebastião Salgado com seu trabalho sobre a Serra Pelada, a edição apresenta as obras de Carl de Souza, com a série “A Revolta dos Índios Amazônicos”; Carolina Arantes, com “A Corrida do Ouro Verde”; Cássio Vasconcellos, com “Além do Real” e Luisa Dörr, com a obra intitulada “Mulheres”. 

(Foto: La Gacilly / Divulgação)

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a 17ª edição teve que se adequar para cumprir todas as medidas de segurança para o evento ser realizado. O festival foi criado em 2004 e já contou com obras de grandes fotógrafos como Claudia Andujar, Robert Doisneau, Steve McCurry, Joel Sartore, Margaret Bourke-White, Marc Ferrez e Robert Capa.