Olympus anuncia saída do mercado fotográfico

Por Gabi Pereira

Após 84 anos operando no ramo da fotografia, a tradicional marca fotográfica Olympus anuncia a venda de unidade de câmeras para a Japan Industrial Partners (JIP), conhecida por comprar a Vaio da Sony. A transição foi anunciada nesta quarta-feira, 24, e a compra será oficializada até setembro.  

A empresa já havia sofrendo prejuízos há três anos e no ano passado perdeu quase 160 milhões de dólares. Alguns dos fatores que fizeram com que a empresa fechasse no vermelho foram os avanços dos smartphones e as inovações das mirrorless de marcas concorrentes.   

Apesar da Olympus se destacar no mercado de câmeras digitais, a marca iniciou suas atividades como uma empresa de equipamentos ópticos, desenvolvendo microscópios e termômetros em 1919. A empresa japonesa lançou a sua primeira câmera fotográfica chamada Semi-Olympus I no ano de 1936. 

A marca vai continuar a desenvolver equipamentos médicos e científicos e também vai contribuir com a JIP. Aliás, para os entusiastas da antiga marca a Japan Industrial Partners informou que vai manter as linhas de produção, pesquisa e desenvolvimento da Olympus.