Foto de menino na praia coberto de óleo ganha prêmio internacional

Por Gabi Pereira

O fotógrafo Leo Malafaia venceu o Concurso Internacional de Fotografia de Imprensa Andrei Stenin pela foto de menino coberto de óleo na praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana de Recife. 

A imagem foi registrada no ano passado e ganhou repercussão mundial após jornais internacionais como The New York Times, dos EUA; El Clarín, da Argentina e The Guardian, do Reino Unido, publicarem a foto denunciando a tragédia ambiental nas praias brasileiras. Leo é o primeiro fotojornalista brasileiro a ganhar o prêmio Andrei Stenin, o concurso é direcionado a jovens fotojornalistas com idades entre 18 e 33 anos. 

A criança da foto usando um saco plástico como colete e coberto de óleo pelo corpo é Everton Miguel dos Santos, de 13 anos, filho de uma comerciante com ponto de venda na praia. Em entrevista ao portal G1 no ano passado, Everton explicou que a iniciativa de limpar a praia atingida por um vazamento de petróleo foi de ajudar o trabalho da mãe, Ivaneide Maria de Oliveira. 

Leo Malafaia tem 29 anos e atua na Folha de Pernambuco. Em entrevista para o veículo, o fotógrafo diusse estar feliz pelo reconhecimento e por ser o primeiro brasileiro a vencer o concurso.