Cometa é fotografado em várias regiões do Brasil

Por Nana Tavares

O Neowise é um cometa raro que só aparece a cada 6.800 anos. E ele não está fazendo a alegria somente de astrônomos, mas de diversos fotógrafos pelo mundo, inclusive no Brasil. 


Foto: Marcos Terra / Wenceslau Braz (MG)

Ele ganhou vários registros durante sua passagem pelo Hemisfério Norte. Agora o cometa já está sendo visto no Hemisfério Sul, e para nossa alegria, o Brasil é um dos privilegiados.

Foto: Phablo Araujo / Jataí (GO)

O cometa teve sua primeira aparição no nosso país desde o dia 21 de julho e deve permanecer até o dia 30 deste mês. Inicialmente, ele apareceu na região Norte, depois Nordeste e Centro-Oeste. E desde o último domingo (26/07), o cometa  pode ser observado em todo país após o pôr do sol, por volta das 18h30. É preciso olhar para a direção noroeste e próximo ao horizonte. 

Foto: Wellington Penilha / Indaiatuba (SP) 

Mas há uma série de fatores para que seja possível vê-lo a olho nu. Por está mais baixo em relação ao horizonte, o cometa fica visível em lugares mais altos e sem poluição luminosa, assim como fatores de composição do cometa,  velocidade com que os gases de sua cauda são expelidos, além de condições atmosféricas e o brilho da Lua.