Fotógrafa mescla fotografia com surrealismo em trabalho visual único

Por Gabi Pereira

A suíça Monica Carvalho, radicada em Berlim, Alemanha, desenvolve uma arte que consiste em combinar duas ou mais fotos para dar origem a uma nova perspectiva visual. A fotomontagem é feita com o auxílio do editor de imagem Adobe Photoshop. 

Com influências em artistas como René Magritte e Chema Madoz, o trabalho de Monica é realizado através de fotos exclusivamente autorais, que permite uma conexão não apenas emocional, mas também pessoal como ela mesma explica em seu website: “Esse desafio torna minhas aventuras artísticas não só muito emocionais, mas também incrivelmente pessoais, pois compartilho uma conexão íntima com cada elemento em minhas fotomontagens: conheço as modelos, toquei os edifícios, acariciei os animais, comi as comidas, toquei os instrumentos”. 

Desde muito jovem, a fotógrafa adquiriu uma paixão pelas artes com enfoque na fotografia e no ilusionismo. Como estudante de artes, se interessou pelo trabalho de surrealistas e pela vasta possibilidade que a fotografia oferece. Seu lema ajuda a compreender o contexto da obra que propõe: “tornar extraordinário o comum”.

(Fotos: Monica Carvalho)