Nossos alunos de sucesso:

O Click em Busca da Excelência!

(Por Willians Rodrigues)

O nome dele é Bruno Ferreira, casado, graduado em Ciência da Computação, e morador de Botafogo, isso mesmo, a equipe do Grande Angular destaca nessa edição mais um caminho bem sucedido no Universo da Fotografia, sempre preocupado em trazer conteúdo informativo e atualizado, dessa vez falou com nosso ex-aluno, que não abre mão de registrar os melhores momentos da vida, e garante; “Quero surpreender outras pessoas com boas fotos de seus momentos e fases da vida.” Afirma o entrevistado.

Então aproveitando esse clima de inverno, prepara o cafezinho, e vamos aproveitar e aprender um pouco mais com nosso colega, pois o bate-papo promete!

Curso Grande Angular: Por que Fotografar? Quando  e de onde surgiu esse interesse?

 

Bruno Ferreira: Desde muito novo eu já me interessava por diversas coisas relacionadas a imagem: curvas, apresentação, qualidade da imagem. Ou seja, todos os aspectos que gerasse uma surpresa no olhar. Por esse motivo, ainda muito novo, decidi aprender sozinho, web designer. A princípio, esse aprendizado não tinha um aspecto profissional, eu apenas desejava criar coisas criativas. Entretanto, esse aprendizado acabou me gerando um retorno financeiro como desenvolvedor de website, o que me levou a minha graduação: Ciência da Computação.

Já a minha relação com a fotografia se iniciou na busca pelo fotografo do meu casamento. Como não poderia deixar de ser, eu sendo formado pela ciência exata, no momento da pesquisa desse profissional, implicava com pequenos detalhes.

Bruno Ferreira-2

Neste momento, meu olhar ainda era de um simples cliente, não tão simples porque sou chato com detalhes. Só que neste momento também se abre um novo mundo. Passei a olhar a fotografia como uma ferramenta que tinha a capacidade de retratar, congelar, eternizar momento, a imagem, a emoção e/ou a surpresa.

Quando tudo se acalmou após o casamento, comecei os estudos sobre a fotografia. Estava interessado em ter a minha primeira câmera reflex e iniciei de forma autônoma os estudos. Primeiro, passei 3 meses assistindo vídeos, entre eles muitos tutoriais para decidir qual o melhor equipamento, depois vídeos fazendo as primeiras referencias ao diafragma, obturador e ISO. Então, o mundo mágico se abria.

Minhas primeiras fotos tinham como objetos principais a natureza, as paisagens e animais. Provavelmente, a escolha desses temas tem ligação com a minha infância no interior. Mas ainda hoje acho sensacional poder me aproveitar dessas paisagens para construir uma foto que eternizará um momento. Um momento que ficará guardado mesmo que  em algum momento minha memória venha a falhar. Se isso acontecer, eu poderei ver o registro e relembrar como me sentia naquele lugar.

Foram com estes sentimentos que compreendi qual a importância do retrato, do registro do momento único e do desafio de estar pronto para surpreender. Só que agora eu também almejo transmitir essa felicidade a outras pessoas. Na fotografia é assim, você descobre que na felicidade do outro que é a sua felicidade.

C G A: Quais objetivos profissionais que pretende galgar?

 

BF: Meu principal objetivo inicial é ter a fotografia como profissão, ou seja, viver para fotografar e dela poder viver. Mas sei que como em qualquer outra profissão, terei um caminho de muito estudo, treino, e mente muito aberta para aprender.

Meu atual desafio é desenvolver um bom trabalho nos retratos e fotografias de família. Quero que pessoas se identifiquem com o meu estilo de fotografia. Quero que elas se sintam tão a vontade durante as nossas sessões que eu seja visto como parte daquela família. No futuro, quando houver uma boa maturidade, pretendo incluir casamentos como um dos objetivos.

 

C G A: Atualmente qual sua atuação na área? Tem estúdio?Ou trabalha em eventos fechados como freelancer?

 

BF: No momento, estou atuando com fotografia de família fazendo ensaios. Gosto muito de fotografar em locação com luz e vegetação natural. Acredito que isso seja resquício da fotografia de paisagem.

C G A: O que o curso acrescentou no seu conhecimento?E depois dele fez algum outro? Quais?

 

BF: O curso me tirou muitas dúvidas. Como eu disse, antes de iniciar o curso, assisti muitos vídeos que ensinavam os principais pontos da fotográfica, mas mesmo com esses estudos ficaram dúvidas, o que é inevitável na fotografia. Há questões de paradigmas específicos que não estamos acostumados pensar, ranges de números que diminuem quando um diafragma abre, distâncias focais em milímetros, entre muitas outras.

Todas essas questões puderam ser sanadas com a professora do curso, que tem um excelente conhecimento e anos de carreira. Além da oportunidade de treinar para fixar o que foi ensinado, durante as aulas práticas.

O ponto que eu tinha de mais dúvidas era a questão da fotometria e compreender como realmente o equipamento percebia a luz e suas limitações. Sanar essas dúvidas eram fundamentais para corrigirem várias situações no qual o equipamento pode nos confundir e não ser aproveitado da melhor maneira possível.

O curso acrescentou  muito. Meu conhecimento mudou muito e, novamente, um novo mundo se abriu.

C G A: Qual a maior inspiração fotográfica hoje? Por quê?

 

BF: Nossa, isso sempre é difícil! Pois, apesar de grandes nomes, temos também pessoas próximas com belíssimos trabalhos. Alguns que fazem com que eu queria entender sua luz, seu olhar ou mesmo perceber como foram feitas suas fotografias são:

Jorge Bispo – seus retratos são incríveis, passam muito a personalidade da pessoa.

Jasmine Star – gosto muito do tipo de luz que ela utiliza e me traz um ar clássico e moderno.

David Beckstead  – este tem pouco tempo que busquei referências, mas gosto muito da descontração e a criatividade em suas fotos. Na sessão paisagem eu gosto muito do brasileiro Araquém Alcântara  e Sebastião Salgado.

C G A: Fotografar pra mim é…

BF: É haurir a Luz,

É imortalizar o momento único,

É um backup eterno da memória e do sentimento.” – Bruno Ferreira

Está aí galera, as emoções, citações, e projetos do nosso entrevistado de hoje, Bruno Ferreira, que está trilhando o caminho árduo da Fotografia, investindo, pesquisando e aprendendo para um futuro breve de conquistas e realizações dentro do misterioso e fantástico mundo dos clicks, e pelo que vimos, será em nível de excelência!

A equipe do Grande Angular te deseja muito sucesso  e muitos click’s!

E você que quer saber e conferir um pouco mais do trabalho do Bruno, acessar o site e segui-lo nas redes sócias!

Site: www.brunoffotografia.com.br
Email: contato@brunofftografia.com.br

Facebook: facebook.com/Bruno.Ferreira.Photo

Twitter: twitter.com/bruno_Fotografe

Instagram: instagram.com/brunofotografe

Confira agora um pouco mais do Trabalho do nosso convidado:

Fotografia_Casal-25

 

Fotografia_Casal-17

Bruno Ferreira-7

Bruno Ferreira-3 Bruno Ferreira-5