«

»

ago 03

Jornalista inaugura exposição na Câmara Municipal do RJ

Após 31 dias percorrendo a pé o trajeto entre as cidades que ligam a França e a Espanha, Hélio Araújo remonta a caminhada através de fotografias

Por Gabriele Pereira (texto e fotos)

A equipe do Curso Grande Angular foi prestigiar a abertura da exposição fotográfica “Caminho Francês de Santiago de Compostela: 820 km de alegria, fé e encantamento”, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A mostra que vai ficar em cartaz até o dia 24 de agosto com entrada gratuita, reúne 92 fotos do trajeto de 820 km percorridos a pé, entre as cidades de Saint Jean-Pied-de-Port, na França, e Santiago de Compostela, na Espanha, completados pelo jornalista Hélio Araújo, em apenas 31 dias, no ano passado.

 

Foto:Hélio Araújo

Além das belas paisagens, construções medievais e uma natureza rústica, as fotografias do jornalista retratam também um pouco da história de quem passou pela longa caminhada até Compostela, como o sapato utilizado como jarro de flores, as cruzes e os túmulos espalhados pelo local. Setas indicativas e placas com informações são vistas nos pontos da rota que tem mais de 11 séculos de existência e vem atraindo milhares

de peregrinos todos os anos.

Apesar da distância, Hélio Araújo conta que não teve grandes problemas para completar o percurso: “Tinha alguns locais que eram subidas bem íngremes, então às vezes a gente pegava subidas quase no final do dia. Eram trechos cansativos demais, às vezes você chegava muito cansado nos albergues, mas não houve muita dificuldade”.

Em relação ao que representa o extenso trajeto percorrido e a sensação de chegar ao destino final, o jornalista afirma que chegar em Santiago é, realmente, sensacional. E, ainda, completa dizendo que a melhor coisa é o próprio percurso, pois conhece pessoas de vários lugares do mundo.

A mostra “Caminho Francês de Santiago de Compostela: 820 km de alegria, fé e encantamento” ainda trás uma surpresa para o público. Quem for visitar a exposição vai poder participar do sorteio, que consiste em escolher três fotos prediletas, preencher o cupom e depositar na urna. Três pessoas vão poder levar para casa uma das fotografias expostas, o resultado do sorteio será realizado na data de encerramento do evento.

Serviço:

Exposição Fotográfica:Caminho Francês de Santiago de Compostela: 820 km de alegria, fé e encantamento.

Abertura: 01 de agosto;

Encerramento: 24 de agosto;

Horário de Visitação:Segunda a sexta, das 10h às 20h;

Local: Saguão José do Patrocínio, da Câmara Municipal do RJ, na Praça Floriano, s/nº, Cinelândia, RJ;

Entrada: Gratuita.