«

»

set 14

Mel Paes, a fotografia de Newborn e seus desafios

Por: Nana Tavares

img_9856      A nossa entrevista de hoje é com a fotógrafa Mel Paes, do Favo de Mel Fotografia, ela é especialista em fotografia de newborn, sendo reconhecida pela Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN). Apaixonada por fotografia desde criança, Mel Paes, só descobriu seu talento na área após 13 anos de formada em Ciência da Computação, ela que sempre fotografava sua família e paisagem para fazer pintura, escolheu viver da arte, a escolha não podia ser outra: a fotografia virou profissão.

 

 

     Após fazer cursos de fotografia, Mel criou um projeto autoral onde registrava de maneira artística o dia a dia de sua família, aproveitando que na época estava grávida, foi assim também que escolheu sua área de atuação, apresentou seu trabalho para outras famílias, e criou sua própria cronologia para fazer esses registros: gestante > recém-nascido > bebê (acompanhamento do primeiro ano) > batizado > smash the cake > aniversário de 1 ano > família.

     Mel se apaixonou pela fotografia de newborn, que conheceu em meados de 2011 através de sites internacionais, e foi no exterior que ela foi adquirir mais conhecimento na área, em 2012 fez um curso à distância de Fotografia de Newborn, na CreativeLive, da Kelly Brown e no ano seguinte fez o curso da fotógrafa Ana Brandt. “Comprei livros diversos e comecei a me especializar nesse tipo de fotografia. Em 2014, fui para o Texas, fazer um Mentoring Vip com a Aimee Fuller. De lá pra cá minha fotografia deslanchou e descobri meu estilo.

 

img_6320

    Para a fotógrafa, é necessário ter uma boa dose de empatia e paciência para realizar um ensaio de recém- nascido, já que a chegada de um filho é sinônimo de expectativa por parte da família, em especial pelas mamães, que neste momento encontram-se inseguras, sensíveis e apaixonada por este momento. “Minha relação é sempre muito boa com os pais, gosto de ouvi-los e mimar um pouco rs. Quero que eles se sintam seguros e confortáveis antes, durante e depois da sessão. Acho que no final, acabo sendo uma amiga da família, pois depois da sessão de newborn, acabo acompanhando o bebê até ele completar um ano. Quase sempre ganho presentinhos no último encontro que teremos e fica aquela saudade.”

img_6322

    Ela também destaca a questão da higiene, o álcool gel em seu estúdio é regra! “Em meu estúdio,  tenho álcool gel em todos os lugares. E trabalho com uma roupa especial, ou seja, eu só visto essa roupa perto do horário da sessão – nada de vir vestida com ela pela rua.

    Tudo o que toca o bebê, é lavado e higienizado. “Depois de cada sessão, minha casa parece uma lavanderia, pois levo tudo pra lavar.”

   Outra questão bastante delicada é a forma de manusear o bebê, como fazer aquelas poses que são verdadeiro sucesso? Mel explica que é preciso conhecer um pouco de fisiologia de bebês. Ela fez um curso com duas enfermeiras, em São Paulo para aprender como “funciona o recém-nascido, apesar  de ter experiência pois tem duas filhas.

Newborn Sofia 9 dias

 

    “É preciso conhecer as limitações do bebê, para  saber que tipo de pose pode ou não ser feita. Um bebê pode ser mais flexível que outro. Todas as poses são bem parecidas com a forma com que o bebê estava no útero, então é quase certo que todos os bebês podem fazer. Algumas só são possíveis se o bebê estiver em sono profundo”.

     Quando o bebê está pronto para ser fotografado, em determinada pose, é preciso estar atento com a circulação dos membros. Se mãos ou pés ficarem muito vermelhos/ roxinhos, é hora de mudar de posse.

    “Algumas poses eu não faço de jeito nenhum, pois acho que não é natural para o bebê: a pose do sapo”.

   Mel alerta: “Segurança em primeiro lugar. Se o bebê chorar, algo o está incomodando. Se não for fome,  sede ou cólica, calor ou frio, certamente não está confortável na pose que está.”

newbornacessorios

     Em relação aos acessórios, Mel tem seu próprio estilo: “Eu só compro acessórios que gosto.  Não uso coisas apenas para agradar o cliente. O que tenho no estúdio é tudo o que gosto e compõe o meu estilo. A família quando me procura, ela já sabe o que esperar do resultado das fotos por causa do meu portfólio”.

    “Ao comprar qualquer acessório, presto muita atenção na matéria prima. Se for roupinha, observo de que tipo é o tecido, se é delicado o bastante para entrar em contato com a  pele do bebê e se não causará alergias; se for um cesto, observo se não existe nenhuma ponta pontiaguda ou farpa que possa arranhar ou machucar o bebê.”

    Mel também é muito cuidadosa no pós- produção. ” Toda edição das  fotos faço no Lightroom. Não me preocupo com quantidade, mas sim qualidade, tanto na hora de fotografar (escolha de cores, material e cenários) como na hora do tratamento. Limpo cada espinha no rostinho do bebê, tiro qualquer “amarrotado” de roupa na pele, suavizo a pele, diminuo o contrate, para deixar a foto bem delicada e angelical”.

   O material chega as mãos do cliente através de galeria online, pendrive e álbum impresso. Além de vários mimos com as fotos no pós- atendimento. “Quem não gosta de receber um presentinho surpresa do seu bebê?”

Pedro 8 dias

    Em tempos que a fotografia de Newborn se popularizou, com um número cada vez maior de profissionais na área, fazer um ensaio que marca essa fase tão especial para o bebê e sua família, é preciso ter muita capacitação, ser um especialista nesta área e fazer o trabalho com dedicação, segurança e amor.

    Mel dá algumas dicas para quem quer ingressar nesta área: “primeiro, ter absoluta certeza que essa é a área de interesse! É preciso muita paciência para lidar com esses serezinhos fofos. Eles não falam o que estão sentindo, e é tudo novo para eles e para os pais, e não existe receita de bolo de como cuidar deles. É muita responsabilidade você estar com um bebê de poucos dias, de outra pessoa, em  suas mãos!”

   Decidiu que essa é a sua área de fotografia? Então, prepare o bolso. É uma fotografia de alto investimento. É preciso uma lente bem clara (eu só uso a 50 mm 1.4), uma boa zoom para os detalhes e uma câmera de qualidade (sugiro fortemente uma full frame). Os acessórios são específicos e caros, e precisa  ter variedade.

   É uma fotografia especializada. Cursos de newborn são recomendados e necessários.

    Leia muito sobre bebês, maternidade, gestação, amamentação.

    É só pensar: você confiaria o seu bebê à você?”

     Quer aprender e se aperfeiçoar na Fotografia de Recém-nascido? Mel Paes e o G.A. programaram um Workshop especial pra você que deseja entrar nesse ramo: Inscrições aqui

Newborn Clarice 10 dias Alice 15 dias Newborn Sofia 9 dias