Grandes Nomes da Fotografia


Robert Doisneau, o fotógrafo das ruas francesas
    Recentemente a cidade do Rio de Janeiro recebeu uma exposição de fotos do fotógrafo francês Robert Doisneau, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro da cidade. Eu visitei e fiquei encantada com as imagens capturadas por esse gênio da lente.
    Nascido em 1912 e falecido em 1994, Doisneau foi um apaixonado pela fotografia de rua, registrando como ninguém a vida dos moradores de Paris e arredores, tornando-se um dos fotógrafos mais populares da França. Em sua cidade natal, Gentilly, há uma galeria fotográfica batizada com seu nome e também há, espalhadas pela França, algumas escolas primárias que carregam o seu nome, em agradecimento às diversas fotografias feitas por ele de crianças francesas em seus cotidianos. 
    Muitos retratos e fotografias de paisagens francesas feitas por Doisneau viraram calendários e postais, e alguns acabaram tornando-se ícones da vida francesa. Uma das fotos mais famosas de Doisneau é o beijo nas agitadas ruas parisienses. Até hoje se discute se a imagem foi fruto do acaso ou se modelos posaram para ele. Seja o que for, não importa, pois a foto é linda de qualquer jeito!

    Doisneau começou a carreira como assistente de estúdio do fotógrafo André Vigneau e, em 1932, conseguiu publicar a sua primeira matéria de fotojornalismo. Em seguida Doisneau trabalhou um período como fotógrafo industrial para a Renault, mas acabou demitido por causa de seus atrasos constantes. Isso foi ótimo para nós, admiradores da sua arte! Pois foi então que ele começou a fazer trabalhos freelances com fotografias para cartões postais e propagandas. Em 1939, Doisneau finalmente teve seu talento reconhecido, sendo contratado como fotógrafo por uma agência para percorrer a França em busca de matérias fotográficas. E seu sucesso e reconhecimento não pararam mais.
    Se você gosta de fotografia de rua (street photography), você não pode deixar de conhecer a obra de Doisneau. A exposição, infelizmente, já acabou! Mas ele possui inúmeros livros publicados e há também muito material sobre ele na internet. Vale a pena pesquisar, admirar e se inspirar para as suas próximas fotografias!
Fotos: imagens da internet
Claudia D’Elia começou na fotografia por curiosidade e agora dedica-se por amor, fotografando sempre com muito carinho e esmero. Aplica-se incansavelmente à arte de fotografar, aprendendo mais a cada dia, lendo muito e fotografando cada vez mais. Você pode acompanhar seu trabalho em sua página no Facebook https://www.facebook.com/claudiadeliafotografia