Fotógrafa enche agenda de ensaios à distância durante o isolamento social

Por Nana Tavares

Sem dúvida a pandemia do novo coronavírus afetou de forma drástica o mundo da fotografia, ensaios e eventos adiados e uma onda de incerteza tem se tornado um pesadelo para quem precisa trabalhar, ganhar seu sustento e se manter no mercado de trabalho.

Diante dessa crise econômica, Claudia Oseki, fotógrafa lifestyle de família há 9 anos, viu uma oportunidade se reinventar e dá continuidade ao seu trabalho. Há um mês ela criou o projeto “Sua Quarentena”, que consiste em criar ensaios à distância, utilizando vídeo chamada.  A ideia principal é retratar em uma única imagem, a rotina de um dia das famílias durante o isolamento. O projeto já é um sucesso e ela tem feito ensaio no mundo todo.

A ideia nasceu sem pretensão. No início da pandemia, como forma de passar o tempo, Claudia começou a fotografar os filhos e a ela própria, fez montagens com as fotos e postou na sua rede social pessoal. Mas seus amigos começaram a pedir para ela fizesse com eles.

“Eu vinha acompanhando alguns fotógrafos que começavam a fazer as capturas à distância. Então  resolvi fazer alguns testes, usando a técnica de printar a tela da vídeo chamada,  mas não gostei muito do resultado. Foi conversando com um amigo que me falou sobre a técnica de uma outra amiga dele fotógrafa: ela pedia à cliente que se falassem por um celular, onde ela dirigia a cliente e com outro celular a própria cliente fazia a captura. Fiz um outro teste e aí sim achei  o resultado viável a ponto de poder oferecer como um trabalho. Lancei a foto nas redes sociais como forma de um Projeto de Quarentena, e a aceitação foi imediata. Desde então, venho trabalhando todos os dias.”

Primeiro teste
Foto: Claudia Oseki

Como a captura é feita pelo cliente, Claudia ressalta que a qualidade da imagem depende do celular utilizado por cada pessoa, as fotos são envidas para ela via email e em alta resolução para a criação da montagem no Photoshop.


Foto: Claudia Oseki

Além de ter sua agenda lotada e conseguir uma renda, a experiência de realizar os ensaios à distância tem sido muito satisfatória para a fotógrafa.

“Me possibilita rever meus clientes, bater papo, e conhecer pessoas novas, interessantes de todos os lugares do mundo, conhecer novas culturas, saber como estão encarando o momento. Já fiz no Japão, Inglaterra, Irlanda,  Estados Unidos, Nordeste do Brasil, Sul,  Rio de Janeiro, está sendo enriquecedor!”

Claudia nos conta que pensa em dá continuidade, mesmo pós-isolamento, à nova forma de registrar os momentos em família.

“Eu acredito que este novo modo de fotografar esteja vindo sim para ficar. Principalmente como alternativa de se encurtar distâncias. Tenho visto colegas resistentes ao tema,  mas acho que precisamos nos adaptar às necessidades do momento, abrir a mente, procurar alternativas, porque nossa profissão foi muito prejudicada com tudo isso. Meu plano futuro é poder voltar à fotografar de forma presencial. Nada substitui o contato ali olho no olho com uma criança,  ou toda liberdade de movimento que temos com a câmera na mão. Mas  quero me adaptar cada vez mais aos ensaios virtuais e com certeza usá-los como uma ferramenta de alternativa no meu trabalho.”