Por: Nana Tavares
A nossa entrevista de hoje é com a fotógrafa Mel Paes, do Favo de Mel Fotografia, ela é especialista em fotografia de newborn, sendo reconhecida pela Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN). Apaixonada por fotografia desde criança, Mel Paes, só descobriu seu talento na área após 13 anos de formada em Ciência da Computação, ela que sempre fotografava sua família e paisagem para fazer pintura, escolheu viver da arte, a escolha não podia ser outra: a fotografia virou profissão.
Após fazer cursos de fotografia, Mel criou um projeto autoral onde registrava de maneira artística o dia a dia de sua família, aproveitando que na época estava grávida, foi assim também que escolheu sua área de atuação, apresentou seu trabalho para outras famílias, e criou sua própria cronologia para fazer esses registros: gestante > recém-nascido > bebê (acompanhamento do primeiro ano) > batizado > smash the cake > aniversário de 1 ano > família.
Mel se apaixonou pela fotografia de newborn, que conheceu em meados de 2011 através de sites internacionais, e foi no exterior que ela foi adquirir mais conhecimento na área, em 2012 fez um curso à distância de Fotografia de Newborn, na CreativeLive, da Kelly Brown e no ano seguinte fez o curso da fotógrafa Ana Brandt. “Comprei livros diversos e comecei a me especializar nesse tipo de fotografia. Em 2014, fui para o Texas, fazer um Mentoring Vip com a Aimee Fuller. De lá pra cá minha fotografia deslanchou e descobri meu estilo.
Para a fotógrafa, é necessário ter uma boa dose de empatia e paciência para realizar um ensaio de recém- nascido, já que a chegada de um filho é sinônimo de expectativa por parte da família, em especial pelas mamães, que neste momento encontram-se inseguras, sensíveis e apaixonada por este momento. “Minha relação é sempre muito boa com os pais, gosto de ouvi-los e mimar um pouco rs. Quero que eles se sintam seguros e confortáveis antes, durante e depois da sessão. Acho que no final, acabo sendo uma amiga da família, pois depois da sessão de newborn, acabo acompanhando o bebê até ele completar um ano. Quase sempre ganho presentinhos no último encontro que teremos e fica aquela saudade.”
Ela também destaca a questão da higiene, o álcool gel em seu estúdio é regra! “Em meu estúdio, tenho álcool gel em todos os lugares. E trabalho com uma roupa especial, ou seja, eu só visto essa roupa perto do horário da sessão – nada de vir vestida com ela pela rua.
Tudo o que toca o bebê, é lavado e higienizado. “Depois de cada sessão, minha casa parece uma lavanderia, pois levo tudo pra lavar.”
Outra questão bastante delicada é a forma de manusear o bebê, como fazer aquelas poses que são verdadeiro sucesso? Mel explica que é preciso conhecer um pouco de fisiologia de bebês. Ela fez um curso com duas enfermeiras, em São Paulo para aprender como “funciona o recém-nascido, apesar de ter experiência pois tem duas filhas.
Comentários