«

»

jan 29

Seu olhar é sua melhor câmera

Por: Marcia Costa*

“A câmera que você usa não faz a menor diferença, todas elas registram o que você está vendo”, esta frase de Ernst Haas, dita na década de 1980, nunca foi tão atual. Recentemente uma propaganda para venda de aparelho de celular repercutiu grandemente entre os profissionais de fotografia. O comercial mostrava que o tal aparelho poderia fazer uma cobertura fotográfica de uma casamento. Mas como? Profissional que se preze não vai fazer um evento como este com uma câmera de celular! Porém, o que mais me chamou atenção no anúncio foi o fato de um convidado fazer os registros, pois o fotógrafo havia faltado ao evento, deixando esse furo com o cliente. Isso sim é um problema, denegriram uma classe inteira para um anúncio de telefone. Mas essa não é a questão que quero tratar aqui.

Pelo avanço da tecnologia e a grande melhora nas câmeras de celulares, além dos programas de edição de imagem que temos hoje, que todos os fotógrafos, mesmo utilizando uma câmera profissional Full Frame utilizam, não vejo como algo impossível as coberturas de eventos, como uma cerimônia de casamento, feita com celular, estarem acontecendo num curto espaço de tempo.

Capa da Revista Time, com foto da fotógrafa brasileira Luisa Dorr, feita com celular

A fotógrafa brasileira Luisa Dorr , foi escolhida para fazer as fotografias de capa de uma série de reportagens da revista Time. O equipamento? Um aparelho celular.
Em um Reality Show apresentado no canal a cabo Arte 1, um dos episódios era uma sessão fotográfica de nú, e os participantes tiveram que deixar as câmeras profissionais de lado e usar um celular. Os resultados foram maravilhosos.

O que quero mostrar com isso? Que o que disse Haas, há mais de 30 anos atrás, é atualíssimo. O modelo, a marca, o tipo de câmera que você vai utilizar é o que menos importa. Você precisa ter um olhar fotográfico. Saber sobre iluminação, enquadramento, conhecimento técnico. Saber o que é obturador, diafragma, Iso, fotometria. Ter criatividade. Precisa estudar! Qual equipamento você vai comprar para trabalhar? O que você quiser. Não adianta ter uma Ferrari e não saber pilotar. Podem chegar à sua frente mesmo de bicicleta. Por isso, se prepare. Não com o melhor equipamento, mas em conhecimento. Podendo comprar o melhor, é bom, mas não é o fator principal em fotografia.

 

*Diretora e professora no Grande Angular. Marcia Costa é Empreendedora e  Especialista em Artes Visuais, Formada pela UNESA/RJ, onde também formou-se em Fotografia e atua na área há mais de 15 anos. Trabalha como  Repórter Fotográfica na Secretaria de Estado de Educação e Ministra as disciplinas de Introdução a Fotografia, Fotojornalismo, Photoshop e  Fotodocumentário na Faculdade Pinheiro Guimarães/RJ