Grandes Nomes da Fotografia


Yann Arthus-Bertrand
    A partir de hoje nosso blog tem mais um colaborador. Seja bem vinda Claudia D’Elia!! E com ela temos, também, mais uma coluna: Grandes Nomes da Fotografia. Você poderá ler sobre os maiores fotógrafos da história da arte de pintar com a luz. E, para iniciar,  temos o artigo sobre Yann Arthus-Bertrand. Boa leitura!
   Algumas pessoas costumam dizer que o povo brasileiro não aprecia as artes. Eu não concordo. Eu acho que temos uma grande parte da nossa população que é de baixa renda e que se sente intimidada de visitar um museu, por considerar que é um espaço de elite, frequentado por pessoas de classes superiores, com dinheiro, ou por artistas.
Foto: Claudia D’Elia
   Prova disso é que, recentemente, aconteceu no Rio de Janeiro uma exposição do renomado fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand a céu aberto, em plena Praça da Cinelândia, e a exposição foi um sucesso absoluto de visitação.

   Eu trabalho na Cinelândia e todos os dias eu via a exposição lotada de pessoas admirando seus trabalhos, e muitos nem mesmo o conheciam antes disso. Engravatados, faxineiros, empregados de lojas de fast-food (trajando seus respectivos uniformes), estudantes de escolas, estudantes de faculdades, idosos, todo mundo parava para contemplar as fotos de Bertrand, que são realmente um espetáculo.

   Com a exposição no Centro do Rio, muitos livros dele com a série exposta – A Terra vista do céu – foram vendidos, a ponto de esgotarem em algumas livrarias. O livro, aliás, é um sucesso internacional, com mais de 3 milhões de exemplares já vendidos.

Foto: arquivo de internet

    Isso mostra que, quando o acesso a uma exposição foi fácil e não envolveu museus suntuosos ou galerias de arte, o ‘povão’ se sentiu à vontade para visitar e compareceu em peso, viu, admirou e até fotografou a obra do artista! Várias escolas trouxeram seus alunos em passeios para exclusivamente ver a exposição, e todos eram unânimes em afirmar que as fotos eram belíssimas. E são realmente.

   Bertrand, atualmente com 66 anos, é fotógrafo, jornalista e ambientalista, e começou a se interessar pela natureza ainda na infância. Inicialmente ele fotografava animais apenas, mas depois que conheceu e se apaixonou pela fotografia aérea, mudou a sua história. Bertrand passou a fotografar ao redor do mundo, a bordo de helicópteros e balões. Capturou com maestria imagens de paisagens de tirar o fôlego e de comportamento de animais, e também, através dessas imagens aéreas, fez denúncias de descaso com a natureza e com a vida humana.

   O fotógrafo tem hoje mais de 60 livros publicados e suas fotografias já ilustraram várias vezes as páginas da National Geographic, importante e conhecida revista no mundo todo, entre outras tantas. Ele também realizou o longa-metragem Home, mostrando a realidade atual do nosso planeta. O filme, de 2009, foi lançado simultaneamente na televisão, em DVD e nos cinemas do mundo inteiro, e estima-se que já tenha sido visto por quase 600 milhões de espectadores em mais de 100 países.

Foto: Arquivo de internet

      Vale lembrar que Bertrand teve a ideia de fazer o projeto A Terra vista do céu quando esteve no Brasil, durante a Conferência Eco 92, com o objetivo de apresentar, no ano 2000, uma grande cobertura fotográfica da situação do mundo e de seus habitantes. O Brasil e sua população apreciando as artes e ajudando, mesmo que indiretamente, a realização de grandes projetos!

   Se você não teve a chance de comparecer à exposição, não se desespere! Você ainda tem muitas oportunidades de conhecer o trabalho incrível desse fotógrafo. Ele possui muitos livros publicados e também há muito material sobre sua vida e sua obra na internet.

   Além disso, neste momento a exposição A Terra vista do céu está nas ruas de Brasília e, de lá, seguirá para São Paulo e Belo Horizonte. Sempre nas ruas e sempre de graça!

 

Claudia D’Elia começou na fotografia por curiosidade e agora dedica-se por amor, fotografando sempre com muito carinho e esmero. Aplica-se incansavelmente à arte de fotografar, aprendendo mais a cada dia, lendo muito e fotografando cada vez mais. Você pode acompanhar seu trabalho em sua página no Facebook https://www.facebook.com/claudiadeliafotografia



2 comentários

  1. Bem vinda, Cláudia! E parabéns pelo artigo.

    • Avatar
    • Claudia em outubro 18, 2012 às 2:53 am

    Obrigada, Rodrigo!

Comentários foram desabilitados.