«

fev 07

Sensibilidade e elegância ditam as fotos de Everton Rosa

Fotógrafo brasileiro tem reconhecimento internacional pela sua obra

Por Gabriele Pereira*

     Nascido em Santa Catarina e com a família ligada a fotografia, Everton Rosa começou a dar os seus primeiros clicks ainda na infância. Como seu pai tinha um estúdio, o rapaz foi aprendendo na prática a área em que iria seguir pelo o resto da vida. Ajudando na produção e fazendo revelação de fotos de eventos como batizado e casamento, Everton, dividia seu tempo entre o trabalho no estúdio e a venda de frutas, além de diversos outros trabalhos para ajudar na renda.

Sonhando em ser dentista, por achar o consultório dentário o lugar mais interessante por onde morava, aos 16 anos, o gaúcho começou a frequentar sozinho cerimônias matrimoniais pela cidade. Foi, então, que decidiu ganhar dinheiro com a fotografia e aprender de fato a compor um belo retrato e desempenhar um trabalho melhor do que os outros colegas para conquistar clientes.

Com uma obra intimista e sensível, Rosa entra para a fotografia de casamento, um dos mercados mais movimentados economicamente do mundo. Sua elegância e jeito de atrair o lado mais profundo de seus fotografados, transformam álbuns simples em um tom clássico, sofisticado e único.

O destaque nacional chegou em 2007, após ficar responsável por registrar o casamento da apresentadora Ana Maria Braga, a loira ainda escolheu uma foto feita pelo fotógrafo para estampar o estúdio do programa Mais Você, da Rede Globo. Outros famosos também aderiram ao olhar técnico e genuíno de Rosa, como a atriz Larissa Maciel e o apresentador Otávio Mesquita.

Com mais de mil cerimônias no currículo, suas lentes foram parar no exterior. Fotografou em Buenos Aires, Punta del Este, Nova York, Jerusalém, Verona, Ibiza, Miami, Viena e muitos outros. Chamando atenção e atingindo status de elite nesse mercado, suas fotos ganharam espaço em revistas internacionais.

Sendo o mais requisitado em fotografias de casamento, Everton decidiu sair da monotonia e criou o conceito Street Wedding (casamento de rua), que consiste em captar as imagens em ambiente “fora da caixinha”, proporcionando fotos mais descontraídas e piegas, sem aquela tensão provocada pela cerimônia. Isso porque, esse novo estilo tem a liberdade de ser realizado em um lugar escolhido pelo casal, que traga um sentimento especial para os dois. Seja dentro do avião, na praia, na biblioteca ou até mesmo em cima de uma moto.

Atualmente, o catarinense ministra palestras e workshops mostrando toda a experiência adquirida durante a carreira e ensinando aos novos profissionais a como vender os seus próprios serviços.

Autor de livros e dono de um canal no Youtube, Everton Rosa é mais do que um fotógrafo, ele é um captador de emoções. Sua obra é dotada não só pela qualidade e criatividade, mas também pelos sentimentos que cada fotografia transmite. A importância da comunicação entre o retratista e o retratado é um dos caminhos essenciais para o sucesso de suas fotos.

 

* Gabriele Pereira: Estudante de Jornalismo na Faculdade Pinheiro Guimarães. É estagiária na equipe de Imprensa  do Curso Grande Angular, escrevendo artigos e fazendo entrevistas para o site do Curso