«

»

jul 14

O amor pela fotografia revelado nas fotos de Claudia D’Elia

Por: Nana Tavares*

 

    Uma profissão bastante disputada no mercado de trabalho, a fotografia também é tida por muitos como um hobby, um momento de descontração e lazer. É assim com a carioca Claudia D’Elia. Com uma câmera sempre à mão, assumiu o posto de fotógrafa oficial da família e dos amigos. Só que ela não parou por aí, fez cursos e workshops de fotografia, está sempre lendo e aprendendo cada vez mais. Formada em Letras, encontrou na fotografia uma verdadeira paixão.

Sua preferência é fotografar paisagens. Segundo Claudia, a fotografia noturna também é uma das favoritas, mas com a crescente violência na cidade nem sempre é possível fazer esse tipo de registro.

– Sempre gostei de registrar o dia a dia e os eventos. Com o tempo, fui tomando gosto por fotografia de paisagem e viagem, e aprimorando os meus conhecimentos. O que mais gosto, sem dúvida alguma, é de paisagem. Infelizmente, morando no Rio, não é sempre que dá para ficar à noite distraída com uma câmera cara e um tripé por aí – disse.

Os registros das viagens e passeios motivaram Claudia a criar o blog “Andando por aí”. Nele, ela posta seus principais cliques, como os realizados no AquaRio – maior aquário marinho da América do Sul -, antes mesmo de sua inauguração.

   Ilha Bela

Com um olhar apurado, ela busca captar por meio de suas lentes cenas que geralmente não são percebidas.

– Tento sempre buscar algo diferente nas fotos, sair do “lugar comum”. Quando viajo, pesquiso na internet os pontos turísticos e vejo quais me interessam mais. Geralmente, faço as escolhas em função da luz, seja do amanhecer ou do entardecer. Quando quero um lugar vazio, procuro ir bem cedo. Mesmo viajando de férias, não tenho o menor problema em acordar cedo por uma boa foto – ressaltou.

Outro projeto de sucesso da fotógrafa é a série “52 semanas”, produzida em 2014. Em um período de um ano, ela selecionou, semanalmente, registros dos principais acontecimentos de sua vida ou datas sazonais, como Páscoa, Dia das Mães, Natal, entre outras. Essas fotos estão disponíveis no site www.claudiadelia.com.br   

Segundo Claudia, para produzir boas fotos é preciso ter o conhecimento das técnicas de composição e o controle manual da máquina.

   Paisagem noturna da Série 52 semanas

    – Além do conhecimento técnico, o perfeccionismo auxilia na hora do clique. Sou muito detalhista e, ao longo do tempo, desenvolvi um ‘olhar fotográfico’. Muitas vezes observo uma cena que outras pessoas não notaram – destacou.

 

Suas fotografias já foram publicadas em livros, jornais e revistas.  Algumas, inclusive, foram premiadas.

– É sempre muito bom ter essa resposta, ver que as pessoas gostaram do meu trabalho, feito com tanto carinho. Fico feliz quando alguém vem comentar e elogiar alguma foto minha.

 

    Foto selecionada no  Cãocurso Pracachorro

Claudia tem uma companheira inseparável, sua cachorrinha Cacau, uma dachshund, que garante ser muito fotogênica. E não é para menos, sua foto foi selecionada pelo ‘Concurso Fotográfico Cãocurso Pracachorro’, com exposição no Centro Cultural Matilha Cultural, em São Paulo. Sem dúvida, um  clique bom para cachorro e com o charme da sua principal modelo.

– Além de ser muito querida e estar sempre comigo, Cacau é linda, fotogênica e, o principal, nunca reclama de modelar – finalizou.

 

Foto publicada no jornal O Globo

Exposição Carro já deu no Fashion Mall

Cacau em Paisagens do Rio – Lagoa

Foto vencedora do Concurso do Forte do Leme

Foto selecionada em Concurso internacional, que integrou o calendário 2015 da ISO e capa da revista Suíça

Foto da Série 52 semanas

Paisagem noturna

 

*Estudante de Jornalismo na Faculdade Pinheiro Guimarães e Fotógrafa,  Nana Tavares é professora auxiliar e Assessora na equipe de Imprensa do Curso Grande Angular, produzindo artigos e fazendo entrevistas para o site do Curso