Grandes nomes da Fotografia

Annie Leibovitz

Por: Claudia D’Elia
     Acredito que todo mundo que aprecia fotografia já ouviu falar ao menos uma vez no nome de Annie Leibovitz. E se você ainda não ouviu, guarde esse nome! A fotógrafa americana é a ‘queridinha’ do mundo fotográfico, realizando trabalhos incríveis para grandes revistas durante décadas. Sua especialidade são os retratos, com o diferencial de conseguir fotografias naturais, espontâneas e incrivelmente bonitas, e muitas vezes diferentes e engraçadas.
     Com certeza você conhece a extremamente famosa fotografia de John Lennon nu, abraçado à sua esposa, Yoko Ono, feita no dia em que ele foi assassinado.  É da Annie Leibovitz.
    Certamente você ja viu por aí a fotografia de Demi Moore, também nua, quando estava grávida. Essa fotografia estampou a capa da Revista Vanity Fair e foi depois imitada por dez entre dez mulheres grávidas, inclusive por outras celebridades! Essa fotografia também foi feita por Annie Leibovitz.
    Talvez você também já tenha visto a genial fotografia da atriz Whoopi Goldberg em uma banheira cheia de lente. Também foi criação da genial Annie Leibovitz!
    Com fotografias algumas vezes inusitadas, mas sempre de muito bom gosto, Annie Leibovitz se destacou cada vez mais no disputado e concorrido mundo da fotografia. Atualmente com 63 anos, ela está nessa estrada há muito tempo já. Foi ela a fotógrafa escolhida pela revista Rolling Stone para acompanhar a turnê da banda Rolling Stones nas Américas, em 1975. Annie fez clicks que ficaram marcados para sempre, até os dias de hoje, até mesmo pelos atuais apreciadores do grupo de rock que nem mesmo eram nascidos na década de 70!
      Foi também através das lentes de Leibovitz que a famosa revista Vogue estampou pela primeira vez em sua capa a fotografia de uma mulher negra, a cantora e atriz Jennifer Hudson.
     É… Com certeza você conhece Annie Leibovitz! Você poderia até não estar ligando o seu nome a essas fotografias, mas com certeza você conhecia pelo menos alguma dessas geniais fotografias!
    Mas Annie Leibovitz nem sempre foi fotógrafa, tendo atuado antes em áreas profissionais diversas. Seu interesse por fotografia surgiu em uma viagem familiar a Filipinas. Durante algum tempo ela continuou com as suas outras tarefas, até passar a se ocupar somente da fotografia.  Em 1970, ela começou a trabalhar na Revista Rolling Stone. Pouco tempo depois, em 1973, já ocupava o cargo de chefe de fotografia da revista, onde trabalhou até 1983. E foi o seu estilo ousado de retratar celebridades que ajudou a construir o visual descolado da revista. Após esse período na Rolling Stone, ela foi trabalhar como fotógrafa na Revista Vanity Fair.
    Ao longo de sua carreira, Leibovitz também publicou vários livros e com certeza pode ser considerada uma das mais famosas e influentes fotógrafas dos últimos 30 anos. Mas não só de riqueza e glamour vive o seu portfólio. Ela também fez imagens incríveis dos horrores provocados pela guerra em Sarajevo e Ruanda.
    E se você aprecia o seu trabalho e quer ampliar seus conhecimentos, você pode ver isso e muito mais no filme A vida através das lentes, um documentário em que Annie divide com o público o seu processo artístico e criativo e também um balanço sobre sua fama e sua família. Realmente imperdível. 
     Mais alguns clicks famosos de Annie Leibovitz:

Dolly Parton e Arnold Schwarzenegger, em 1977

Foto retiradas da internet.
Claudia D’Elia começou na fotografia por curiosidade e agora dedica-se por amor, fotografando sempre com muito carinho e esmero. Aplica-se incansavelmente à arte de fotografar, aprendendo mais a cada dia, lendo muito e fotografando cada vez mais. Você pode acompanhar seu trabalho em sua página no Facebook https://www.facebook.com/claudiadeliafotografia