«

dez 01

Bons filmes e fotografia

Por Marcia Costa

 

     Sabe aquele fim de semana que você  vai poder ficar em casa ou aquele feriado com nada pra fazer, só  descansar? É  uma ótima  oportunidade para assistir um bom filme, não é  mesmo?

   E, nada mais legal em poder assistir um  filme que tenha como tema a fotografia. Afinal somos fotógrafos!

   Separei umas dicas de filmes e documentários  sobre o tema, que estão   disponíveis  no YouTube,  para você aproveitar. Prepare a pipoca e bom filme!

Mil vezes boa noite – Drama – 1h57m

Consagrada fotógrafa de guerra, Rebecca (Juliette Binoche), vive um drama entre a profissão e a família, que não suporta mais a rotina  arriscada  das coberturas dos campos de batalhas e exige mudanças.

O Sal da Terra  – Biográfico / história – 1h50m

A trajetória de um dos mais importantes fotógrafos  brasileiro. O  filme conta o início de seus trabalhos documentais como Serra  Pelada, África, êxodo  até o grandioso Gênesis.

 

Clube do Bang Bang / Repórteres de guerra  –  Drama político – 1h46m

Fotógrafos tem a difícil tarefa de acompanhar os problemas na África do Sul, a fome, miséria e o descaso até as primeiras eleições após o regime do Apartheid. Além dos seus dramas pessoais, o filme retrata a trajetória do fotógrafo  Kevin Carter, vencedor do Pulitzer em 1994.  Baseado em fatos reais.

Nascidos em bordéis  – Documentário 1h25

A fotógrafa Zana Briski,  ensina a arte fotográfica  para crianças de um bairro de prostituição da Cidade de Calcutá, na Índia, revelando talentos e possibilidades onde só havia miséria. Vencedor do Oscar  de melhor documentário de Longa-metragem em 2005.

Abaixando a máquina – Ética e dor no fotojornalismo carioca – Documentário – 1h05

Acompanhando o cotidiano de vários fotojornalistas de jornais do Rio de Janeiro, expondo dilemas, sentimentos e conflitos vividos pelos profissionais, o filme trás questões inerentes à cobertura nos conflitos armados na cidade. Dirigido por Guillermo Planel e Renato de Paula, o filme trás depoimentos de Evandro Teixeira, Marcia Foletto,  Domingos Peixoto, entre outros

Abaixando a máquina 2 –  no limite da linha / Documentário – 1h30m

O filme de Guillermo Planel discute o impacto dos protestos de 2013 no jornalismo. O crescimento do movimento ativista, o aumento da utilização das redes sociais e mídias alternativas, a grande mídia e o jornalismo tradicional, anteriormente muito sólidos, tornam-se alvos de críticas e dúvidas. Com depoimentos de ativistas, jornalistas e políticos, o filme mostra as transformações sofridas pelo jornalismo.

Fotógrafo de guerra –  Documentário-biografia / 1h36m

O filme conta a trajetória de James Natchwey, fotógrafo de guerra que participou de várias coberturas de conflitos nas últimas décadas. O documentário mostra algumas de suas viagens e a forma como fotografava, trazendo questões sociais, miséria e violência.

Espero que tenham gostado das sugestões.

 

*Marcia Costa: Diretora e professora no Grande Angular. Marcia Costa é Especialista em Artes Visuais, Formada pela UNESA/RJ, onde também formou-se em Fotografia e atua na área há mais de 15 anos. Trabalha como  Repórter Fotográfica na Secretaria de Estado de Educação e Ministra as disciplinas de Introdução a Fotografia, Fotojornalismo, Photoshop e  Fotodocumentário na Faculdade Pinheiro Guimarães/RJ.