«

»

jun 02

Aula ao “Ar Livre” desperta interesse nos alunos do Grande Angular.

Texto e fotos: Willians Rodrigues

     E aconteceu no último Sábado (31/05) a segunda aula do curso básico de fotografia, promovido pelo Grande Angular, na “Casa de Ruy Barbosa” em Botafogo, localizado na zona sul do Rio de Janeiro.


     Depois da aula teórica, que abordou princípios de fotografia como câmeras, megapixel, arquivos digitais, as objetivas e filtros, a professora Marcia Costa levou os alunos a participarem da primeira aula prática do curso. Dessa vez a aprendizagem foi ao ar livre, e com um belo cenário natural, o que despertou o interesse dos participantes e a vontade de desenvolver na prática o conteúdo adquirido durante o encontro.

     Aproveitando o encanto do lugar, e o desejo dos alunos em começar a clicar, a professora explicou detalhadamente sobre diafragma e obturador, pois é, o casamento dessas duas técnicas, que fazem nascer uma fotografia do jeito que o fotógrafo almeja, permitindo registrar o congelamento e o movimento do que se deseja fotografar. Após aplicar as orientações necessárias, solicitou aos alunos para começarem desenvolver as técnicas, dando liberdade para registrarem o que quisessem, e por em prática toda teoria absorvida.

     Entre alguns questionamentos e dúvidas, tidas como normal pela profissional, de um modo geral, a professora elogiou as tentativas, a insistência e principalmente o empenho e dedicação que foram apresentados pelo grupo. Dentre vários pontos compartilhados em aula, uma frase chamou atenção dos alunos: “Não desistam, pois existem fotógrafos com dez anos de carreira que ainda tem dúvidas quanto a utilização de obturador e diafragma” comenta. Dentre as muitas informações, outro importante assunto citado dentro da matéria foi o ponto de foco e profundidade de campo, podendo estar nítido ou desfocado.


     Após outra série de exercícios, dessa vez, os alunos voltaram a praticar o conteúdo, utilizando “meias finas” na lente, para dar o efeito de filtro, dando uma beleza diferenciada para os clicks, e aguçando a vontade de estar na próxima aula.


1 comentário

  1. Anonymous

    Estou amando este curso! Que possamos aprender com quem sabe ensinar! Márcia vc tem muito talento! Parabéns! bjsssss Jéssica.

Comentários foram desabilitados.